Receitas

Bolo de rolo
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes
Para o recheio:
600g de goiabada cortada em pedaços
3 xícaras de água
1 xícara de vinho branco

Para a massa:
250g de margarina
3 xícaras de açúcar refinado
6 gemas
3 xícaras de farinha de trigo
6 claras em neve

Para a finalização:
6 colheres de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo
Para o recheio:
O primeiro passo é preparar o recheio. Leve uma panela com a goiabada, a água e o vinho ao fogo, sempre mexendo com uma colher de pau, para não pegar no fundo até formar um creme de goiaba.

Para a massa:
Em uma batedeira, bata a margarina até ficar clara, em seguida junte o açúcar aos poucos e bata por 4 a 5 minutos. Acrescente as gemas uma a uma até obter um creme claro. Desligue a batedeira e adicione a farinha aos poucos mexendo levemente até obter uma massa homogênea. Junte as claras em neve delicadamente, sem bater, misturando com uma colher de pau ou um batedor de arame.

Unte uma assadeira quadrada de 28cm X 48cm e 10cm de altura e espalhe a massa do bolo usando uma espátula até a camada ficar uniforme. Leve ao forno preaquecido a 180º C por cinco minutos. Tome cuidado para a massa não dourar.

Finalização
Desenforme a massa com cuidado sobre um pano seco e polvilhe o açúcar cristal. Sobre a massa, espalhe o creme de goiaba e, com ajuda do pano, enrole a massa como se fosse um rocambole e espalhe açúcar por cima. Repita o mesmo processo até a massa acabar. Arrume em um prato e sirva em fatias finas.

Bolo Souza Leão
Rendimento: 1 bolo
Tempo de preparo: 3 horas

Ingredientes
1 kg de açúcar
800ml de água
600g de manteiga
1kg de massa de mandioca fresca, já lavada e prensada
800ml de leite de coco
22 gemas
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Ponha o açúcar e a água na panela. Deixe ferver até formar uma calda rala, em ponto de fio. Na calda quente coloque a manteiga gelada, deixe derreter e reserve. Fora do fogo, misture bem a massa de mandioca (lavada, espremida e peneirada) com o leite de coco. Reserve.

Em seguida misture a calda de açúcar, ainda quente, aos outros ingredientes. Mexa. Coloque as gemas, com delicadeza, uma a uma. Devagar para elas não cozinharem. Por último, acrescente o sal. A mistura deve ser passada por uma urupema (peneira de palha). Também deve ser coada no chinois, uma peneira de malha metálica bem fina, em forma de cone até não ter mais nenhum resíduo. O que sobra na peneira deve ser jogado fora.

A massa está pronta. Coloque-a em uma fôrma untada com manteiga e coberta com papel impermeável, que também deve ser untado. Deixe no forno por cerca de 50 minutos. O bolo terá a consistência de um pudim.

A história desses dois bolos acima você encontra na nossa pagina dicas e curiosidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário